Dia Internacional da Mulher


O dia 8 de março foi designado pela ONU como o Dia Internacional da Mulher, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
Sua origem remete à uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 1857 , onde num incêndio foram queimadas 130 operárias.
De lá para cá muitas conquistas aconteceram na vida feminina. Poder pessoal foi conquistado e a sociedade e suas relações continuam se transformando velozmente.
O corpo é o mesmo porém, as expectativas e vivências mudaram.

Como é ser mulher?
Ter ou ser este corpo tão específico, que pode gerar, parir, nutrir, maternar...
Um corpo que pede cuidados em sua forma mais delicada em alguns aspectos quo o  dos homens.
Viver em ciclos regulados por hormônios, por humores e, por isso mesmo, ser permeada de percepções, intuições e sensações. Somos assim seres tão fisiológicos e tão sutis.

Temos em nossas mentes crenças do que significa ser mulher, e papéis para cumprir esta trajetória de forma correta socialmente. São todos apropriados ao ser feminino? Nem sempre.

Sentir vigorosamente emoções de luz e sombra como coragem, amor, raiva, fragilidade...e com tudo isso somos dotadas de força enorme, de senso prático.

O que dizer da alma que sente já intuindo, e se predispondo a cuidar?
O universo feminino é múltiplo, composto de muitos arquétipos e facetas. A tríade da menina - adulta - anciã, por exemplo.
Cito Clarice Pinkola Estés para nos descrever:
"...Pois a alma de uma mulher é mais velha que o tempo, e seu espírito é eternamente jovem...sendo que a união desses dois compõe o ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem.
Não importa o número de anos que você tenha vivido, alguma vez já se sentiu como se ainda estivesse com 16 anos? É seu espírito. O espírito é eternamente jovem e, embora cresça em experiência e sabedoria, ele possui a exuberância, a curiosidade e acriatividade desenfreada da juventude."
Por tudo isso merecemos cuidados. Emocionais, físicos, espirituais e sociais também.
Parabéns a todas nós e contem comigo através da Terapia de Expansão do Ser quando necessitarem!

Para a saúde integral atuo com Medicina Oriental (acupuntura, massagens, fitoterapia e feng shui pessoal). E nos desafios emocionais e comportamentais utilizo da Terapia Transpessoal.