TOQUES DE BEM ESTAR


A SABEDORIA DO OUTONO

O outono já chegou! Vamos falar desta bela estação do ano, de nossa interação com ela, e como cuidar melhor de nossa saúde nessa época.
A Sabedoria está presente em diferentes épocas e povos, pois o que é bom e verdadeiro se mantém através dos tempos .
Falarei de um povo antigo, os chineses com sua filosofia e medicina. E de como esta tradicional medicina entende o Outono e suas influências sobre as pessoas.
Na ótica da Medicina Chinesa, há uma relação fundamental entre a natureza, na sua totalidade, e a natureza humana; estamos totalmente engajados no movimento cíclico das estações.
Ela é também chamada de Medicina dos Cinco Elementos.
Explico: com a chegada do Outono, como agora, ficam mais acentuadas algumas manifestações climáticas (vento, queda de temperatura, secura do ar, etc.) .
Em decorrência aparecem muitos sintomas físicos nas pessoas, tais como, resfriados, alergias e questões ligadas ao aparelho respiratório.
Isso acontece porquê no outono há uma concentração maior da energia do elemento Ar ou Metal que, no corpo humano rege as funções respiratórias e as excretórias do intestino grosso, além da saúde da pele.
Mais do que isso rege também a capacidade de respirar, emitir sons e, na visão da Medicina Chinesa, a troca com o meio externo – pessoas e ambiente.
Está relacionado também com a comunicação e a relação com o dinheiro, que já foi chamado "vil metal".
Lembremos que, através do dinheiro se possibilitam muitas das trocas que fazemos com o mundo.
Afinal, respirar é trocar ar ininterruptamente.
Resumindo: o excesso da energia ar/metal pode nos fazer melancólicos, introspectivos, gripados e provavelmente com maior quantidade de muco.
Então, resfriados no início do outono podem até ser benvidos para limpar acúmulos e resíduos da estação anterior, o verão, mas, podem também revelar comportamentos excessivamente recolhidos e tristezas guardadas.
O muco é a concentração de resíduos que não foram eliminados adequadamente podendo ser físicos e emocionais e, por vezes, sinaliza uma tendência à retenção de sentimentos, palavras ou atitudes, devido à dificuldade de trocar/partilhar.
Como recursos físicos para amenizar o excesso energético do outono podemos: tomar mais líquidos, caldos, chás, fazer inalações, tudo o que umedeça o excesso de secura da estação e fluidifique o muco, ajudando a eliminá-lo.
É importante umedecer também os nossos pensamentos e atitudes: liberando objetos, crenças e sentimentos que não são realmente necessários, partilhando seu melhor com os outros; seguindo a sabedoria da Medicina dos Cinco Elementos, trocar mais equilibradamente.

TE CONVIDO A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DINAMISMO PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA ONDE, SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E SOCIAL SÃO UMA SÓ UNIDADE.
                                    
                
 SHEN, O FOGO DO ESPÍRITO


"Para os  chineses, coração e mente são a mesma coisa; os pensamentos são movimentos do coração, e o coração é o soberano do corpo/mente/espírito. Fogo em equilíbrio nos dá bons pensamentos, boa vontade, bons sentimentos e facilidade de comunicação, tudo regido por uma alegria essencial à vida" (extraído do Manual do Herói da Sônia Hirsch e foto de Dione Metidieri).  





MASSAGEM AYURVÉDICA E DESINTOXICAÇÃO - Técnica Abhianga
A massagem é uma das ferramentas utilizadas para reequilibrio  indivídul dentro do tradicional e milenar sistema de cura que é o Ayurveda. Praticado até os dias de hoje na Índia, Abhyanga, que em sânscrito significa untar, friccionar com óleo, pode ser aplicado por um ou mais praticantes, em sincronia. Nesta massagem é essencial o uso dos óleos vegetais.
A massagem ayurvédica aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas em nível celular, ajudando a remover as toxinas. Em Ayurveda, acredita-se que as dores são causadas pela obstrução do fluxo de prana (energia vital) nos canais sutis. Com o calor gerado pela fricção na massagem, ocorre a desobstrução destes canais e há a liberação do fluxo energético, aliviando dores e tensões.
A massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular e o aumento da circulação periférica nos vasos capilares) e energético (reequilibrando o chakra e atuando nos sete corpos - desfazendo bloqueios emocionais).
A circulação linfática aumenta em até seis vezes após a massagem. Importantes enzimas que compõem a linfa, como a histaminase, e neurotransmissores, como a serotonina, fundamentais para o relaxamento muscular e nervoso, são liberadas em profusão durante a massagem.
A abhyanga nutre os sete dhatus - tecidos , reequilibra os doshas - Vata, Pitta e Kapha , fortalece o sistema imunológico, ajudando o indivíduo a criar resistência e flexibilidade internas para se defender e se adaptar às mudanças e intempéries.
Dessa forma contribui na cura das principais doenças.

Emagrecimento e Desintoxicação com Massoterapia e Dietologia da Medicina Ayurvédica e Chinesa
Atendimento com técnicas orientais da Tradicional Medicina Chinesa e da Massagem Ayurvédica. Ambas beneficiam os órgãos internos e trazem mais saúde.
A Massagem Ayurvédica utiliza manipulações bastante vigorosas. Não usa nenhum instrumento, apenas as mãos, em alguns momentos os pés e antebraço, além do óleo apropriado. É complementada pelo toque nos pontos dos meridianos da Acupuntura . É comprovadamente antidepressiva. Aumentando a vitalidade, promovendo a desintoxicação mental e emocional.
Indicada como coadjuvante no tratamento de praticamente todo tipo de sintomas e pode ser adequada a diferentes idades.
Aromaterapia, uso dos óleos essenciais aromáticos complementa a massagem no tratamento de obesidade, celulite e estrias, auxiliando na elasticidade dos tecidos, reduzindo o inchaço e o edema, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica. Combinando aos óleos específicos que penetram com extrema facilidade em todos os tecidos e células do corpo e possuem uma poderosa ação solvente de lipídeos (gorduras), descongestionam o fígado, e favorecem o metabolismo.
Cada sessão dura cerca de uma hora e meia e, praticamente todo o corpo e suas funções são estimulados na massagem, aliada ao Acompanhamento Nutricional pela medicina oriental.
Leia minha entrevista sobre o tema em:
http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/edicoes/0123/07/01.shtml



                                 QUANDO PRECISAR DE ORIENTAÇÃO    


"Não   acredites no que tens ouvido; não acredites nas tradições, porquê tem sido transmitidas por muitas  gerações; não acredites em alguma coisa por ter sido murmurada e proferida por muitos;
não acredites simplesmente porque o relato escrito de algum velho sábio foi divulgado; não acredite em conjecturas; não acredites simplesmente na autoridade de teus mentores e antepassados.
Depois da observação e da análise, quando concordam com a razão e resultam no que é bom e benéfico para um e para todos, aceita-as então, e vive à altura delas" (palavras do Buda).



FAZENDO UMA REVISÃO DIÁRIA 
                                         
Você já se perguntou o porquê da repetição de alguns eventos ou sentimentos desagradáveis no seu cotidiano?
 Ocorrências infelizes repetidas e suas reações a elas são pistas de que algo está errado ou desarmônico em você. Toda repetição indica a existência de um padrão - de sentimento, pensamento, comportamento.
Se você quer sair das armadilhas que você mesmo(a) pode estar criando para sí sem perceber, o primeiro passo necessário é o reconhecimento das situações e do que acontece consigo. Se conhecer melhor.
A prática da revisão diária é uma poderosa ferramenta para te ajudar em seu autodesenvolvimento. 
É simples:  ao final do dia reveja os acontecimentos, inclusive aqueles que te causaram desagrado; escreva o que lembrou, pode ser apenas as palavras chaves que traduzem a situação. Faça isso regularmente e começará a descobrir suas tendências internas. Após algum tempo comece a reler seus registros e refletir sobre seus defeitos, afinal não somos perfeitos, não é? 
O autoconhecimento pode ser muito libertador, quando se está comprometido(a) com o aperfeiçoamento pessoal.


 
REBELIÃO 
    (por Angeles Arrien em O Caminho Quádruplo)


Rebeldes não são apenas revolucionários, podem ser você, eu, o vizinho da casa ao lado -
qualquer um que tenha dentro de si a imperiosa necessidade de impor sua marca fazendo as coisas diferentes da norma. Os rebeldes não toleram ser comuns. São quase sempre incapazes de trabalhar dentro das formas e estruturas estabelecidas.
Valorizam suas próprias necessidades pessoais e profissionais acima das de todos os outros, independentemente do tempo, lugar ou situação em que estão. Para que os rebeldes se tornem Guerreiros, precisam aprender a honrar e respeitar os limites e determinações dos outros, assumir as responsabilidades pelas ações tomadas ou não,  e a reivindicar a liderança de forma a fortalecer as pessoas, em vez de diminuí-las. O rebelde se identifica em demasia com o ser independente e auto-suficiente. Atrás de todo rebelde existe uma necessidade de espaço. O medo subjacente do rebelde é o medo de sentir-se limitado, restrito ou preso. Os rebeldes que usam sua capacidade de liderança para o ganho pessoal, vêem prejudicada sua capacidade de jogar em equipe e, eventualmente, perdem o respeito alheio. Nos casos extremos, o rebelde transforma-se em narcisista e abandona a efetiva liderança.
O que significa ser promovido para uma posição de liderança? Francamente significa que agora temos autoridade para servir aos outros de uma maneira especial.

 A MINHA SALVAÇÃO VEM DE MIM
(trecho extraído do livro Um Curso em Milagres, lição 70)


Toda tentação nada mais é do que alguma forma da tentação básica de não acreditares na ideia para o dia de hoje. A salvação parece vir de qualquer lugar, exceto de ti. Assim também acontece com a fonte da culpa. Tu não vês nem a culpa e nem a salvação como estando em tua própria mente e em nenhum outro lugar. Quando reconheceres que toda culpa é apenas uma invenção da tua mente, também reconhecerás que a culpa e a salvação tem que estar no mesmo lugar. Ao compreenderes isto, tu és salvo.
O custo aparente de aceitar a ideia de hoje é o seguinte: significa que nada fora de ti pode salvar-te, nada fora de ti pode dar-te paz. Mas também significa que nada fora de ti pode ferir-te, perturbar a tua paz ou transtornar-te de modo algum. a ideia de hoje te coloca em controle do universo, onde é o teu lugar devido ao que tu és. Esse não é um papel que possa ser aceito parcialmente.E com certeza estás começando a ver que aceitá-lo é a salvação.




A TERAPIA TRANSPESSOAL E OS NÍVEIS DA CONSCIÊNCIA - Fevereiro/2008

A Terapia de Expansão tem um de seus suportes para o processo de cura, no "mapa" da Consciência Humana identificado por Ken Wilber, vivenciado na evolução pessoal:
O primeiro destes níveis da Consciência é chamado na Psicologia de Persona, “fachada” através da qual nos relacionamos com o mundo no cotidiano. As questões presentes aí envolvem a auto-imagem, ou máscara, que a pessoa usa na vida e as sombras emocionais que esta oculta. O tratamento neste nível requer uma Terapia de Apoio com aconselhamento do terapeuta ou psicólogo.
O segundo nível da Consciência é o do Ego (estrutura de comportamentos e crenças do ser humano, desenvolvida em sua história pessoal) e o corpo. As abordagens terapêuticas são diversas: Psicanálise, Psicodrama, dentre outras.
O terceiro nível diz respeito ao Organismo Total (corpo/fisiologia/emoções e mente) em contraponto ao meio ambiente. A principal corrente terapêutica é a Bioenergética (exercícios específicos que utilizo em atendimentos para o desbloqueio de tensões físicas e de conteúdo emocional). Ela colabora na mudança de postura perante a vida. Um exemplo de resultado: uma pessoa que sai de um comportamento passivo para um mais ativo, tanto em termos de energia e presença física, quanto emocional.
No nível seguinte, acontece a passagem para as Faixas Transpessoais, partes profundas da Psiquê Humana. Nelas são desfeitas as “ilusões” de que somente somos seres separados pela individualidade física e frutos da família e educação que recebemos. A constatação do que Jung (mestre da psicologia), chamou de inconsciente coletivo (símbolos, sonhos e mitos que são comuns a todos os povos e épocas da humanidade), somada às experiências psiquiátricas com os Estados Alterados de Consciência (vivências terapêuticas como a Regressão, Projeção fora do corpo físico, Respiração Holotrópica) são referências disto.
A síntese de minha trajetória terapêutica inclui a abordagem Bioenergética aos Mitos, Arquétipos, Estados Alterados de Consciência, técnicas de Cura através do contato com a Aura (campo de energia que todos os seres possuem), Meditação. Os Resultados tem sido muito positivos na integração destes níveis com a persona e o ego, ou seja, promovendo transformações pessoais de dentro para fora.
Em meu desenvolvimento como Curadora passei por vários momentos de aprendizado teórico e prático, para adquirir a Consciência de Ser Humano Multidimensional. Estas experiências me capacitaram a acompanhar outras pessoas em sua trajetória evolutiva.
Após o nível Transpessoal encontra-se a Consciência da Unidade, onde o Universo apresenta-se em seu aspecto Divino. Aí se situam as Grandes Tradições Espirituais e Religiosas que trazem sabedoria, conhecimentos e práticas de Desenvolvimento na Luz.


SAIBA MAIS SOBRE A BABOSA - Abril/2007

Provas de laboratório e experiências químicas comprovaram que o gel de Aloe Vera é uma mistura diversa, com ação antibiótica, antiinflamatória, adstringente, coagulante, inibidora da dor, estimulante do crescimento celular, energética, nutritiva, digestiva, desintoxicante, cicatrizante e hidratante.
Embora os cientistas não tenham descoberto ainda todos os segredos do funcionamento da Aloe Vera, eles sabem que é a "mistura específica dos ingredientes" na planta que é responsável por conferir à mesma alto teor de poderes curativos. O principal polissacarídeo é um acemanano. É provável que as propriedades benéficas do gel não sejam somente devidas aos polissacarídeos, mas, mais propriamente a um efeito sinergético desses componentes combinados com outras substâncias presentes no gel tais como:
.Vitaminas (A, B1, B5, B6, B12, C, E e ácido fólico) e sais minerais (cálcio, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio e zinco), têm ação antioxidante, neutralizando os radicais livres e evitando o envelhecimento das células.
.Enzimas que atuam nos processos digestivos, acelerando o metabolismo e, portanto, favorecendo a eliminação de toxinas e colesterol.

.Aminoácidos que possuem ação regeneradora e recuperadora dos tecidos.
.Hormônios (auxinas e giberilinas) que auxiliam na cicatrização, e possuem ação antiinflamatória.
.Princípios ativos fitoterápicos tais como lignina, que facilitam a penetração na pele, hidratando-a e nutrindo-a.
.Complexos antraquinônicos que agem como analgésico, antiinflamatório nas dores de coluna e dores em geral. Possuem atividade antibacteriana, antifungicida e antiviral.
.Saponinas (glicosídeos) com ação anti-séptica e de limpeza.
.Açúcares (mono e polissacarídeos) com ação antiinflamatória e o acemanano, ativador do sistema imunológico na defesa contra os vírus, bactérias e poluição ambiental.
.Esteróides que são agentes antiinflamatórios.

Bibliografia:
.O Poder Curativo da Babosa – Neil Stevens – Ed. Madras
.Câncer tem cura - Frei Romano Zago – Ed. Autores Associados
.Os Capilares Determinam Nosso Destino - Michael Peuser
”BENDITO SEJA DEUS QUE COM A BABOSA E TUDO QUE EXISTE NA NATUREZA NOS PRODIGALIZOU TANTAS POSSIBILIDADES DE TRATAR NOSSAS DOENÇAS!” (Frei Romano Zago)


AS PLANTAS: NOSSAS COMPANHEIRAS NA SAÚDE - Junho/2006

Quando pensamos em Plantas e em seu uso para promover saúde, facilmente nos lembramos de avós e bisavós, de receitas de chazinhos passadas por gerações. Vem também a imagem das benzedeiras, usando ervas para benzer, receitando chás e banhos. As plantas são um recurso ancestral da natureza, na verdade muito mais antigo do que nossas “tataratataravós”.
Nas Medicinas Tradicionais do Oriente, a saber: Ayurvédica da Índia e Chinesa, a alimentação e a Fitoterapia (uso terapêutico das plantas) estão na base dos cuidados preventivos, sendo também essenciais nos tratamentos de desequilíbrios energéticos já somatizados como doenças.
Olhemos para Deus como o Princípio da Criação de toda a Vida, presente nos seres dos três reinos (mineral, animal e vegetal) e nos quatro elementos (água, terra, ar e fogo), como neste mito indígena:
“No princípio, quando o Grande Criador acabou de criar o mundo, chamou todos os diferentes espíritos que o povoariam e perguntou-lhes o que gostariam de ser. Alguns desejaram ser os quatro poderes do universo, outros quiseram ser o relâmpago e o trovão, o vento, a chuva, a neve e o terremoto. Alguns espíritos ainda manifestaram o desejo de ser oceanos, montanhas, riachos e rios. Os demais espíritos desejaram tornar-se os seres das plantas, os seres das árvores, os seres animais, os seres pássaros, os seres peixes, os seres serpentes, os seres insetos, os seres das pedras e os seres humanos. Assim, cada um personificou uma pequena parcela da totalidade do que anda, rasteja, voa e nada, tanto visível quanto invisível. Juntos, eles compõem a Criação”.
Nesta Unidade que dá manutenção à vida cada ser traz em si características específicas de cura – seus dons particulares – que se complementam em outros seres. Nas plantas esta tarefa é clara, definida e o ser humano já em seus primórdios percebeu isso e utilizou, assim como outros animais.
No “mundo das plantas” há uma escala bem diversificada de aplicações terapêuticas: comecemos com o Alimento com que nos nutrimos e que, se escolhido com consciência se converte em saúde e até em remédio; torna-se um complemento pelas suas qualidades nutritivas e energéticas. Há alimentos desintoxicantes, fortificantes, etc. Este é o nível mais denso de nossa relação com o reino vegetal.
Numa outra etapa há o uso dos Fitoterápicos, como chás, tinturas, compressas, cápsulas, cataplasmas, banhos e outros. Aí a bioquímica é que comanda o tratamento, com enfoque medicinal.
Como nós humanos, a planta traz em si níveis de manifestação que vão se sutilizando, então temos a Aromaterapia que atinge mais delicadamente o físico e alcança estados emocionais.
Nas Essências Florais o alcance é na esfera do psiquismo, nos estados de ânimo e, através destes ajudando a imprimir novas possibilidades de percepção e atitudes perante a vida; elas não possuem quaisquer vestígios de ação química, atuando através da “energia ou vibração” da flor.
Há ainda diversos usos “espirituais” das plantas, todos válidos por trazerem a vibração destas para o nosso campo eletromagnético. Apesar de existirem tabus sobre o tema, há muitas pesquisas e estudos sobre o campo vibracional dos seres vivo.
Em meu trabalho com a Terapia Transpessoal e Corporal considero todos estes recursos muito importantes como coadjuvantes no processo de Desenvolvimento e Cura Pessoal e Coletivo, assim como na Cura física, mesmo que utilizados junto a tratamentos alopáticos. Desta forma, funcionam como importante complemento.

AS PLANTAS SÃO ASSIM: SERES CRIADOS PARA TRATAR AMOROSAMENTE DESDE AS NECESSIDADES FÍSICAS MAIS VITAIS, ATÉ HARMONIZAÇÃO DO PSIQUISMO E DA DIMENSÃO ESPIRITUAL.